Instituto da Face Campinas - Dr. Luiz Teles
Home Paciente Curso - CD Fale Conosco Marcar Consulta Mapa Local
 


Voltar

 

 

Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares - Fique por dentro

Ortopedia Funcional dos Maxilares Clínica especializada em Campinas
Figura 1. Dentes superiores têm que encaixar direitinho com os inferiores. Isto é uma oclusão correta.

Quando começam a nascer os dentes permanentes do meu filho?
Na idade entre 6 e 7 anos começam a aparecer os primeiros dentes permanentes. Nesse período ele terá uma dentição mista: dentes de leite e dentes permanentes.

Existe algum problema quando o queixo de uma criança fica muito para trás?
Existe sim. O queixo muito para trás indica uma má formação, ou seja, uma desarmonia entre os ossos da face. Isso é chamado de displasia facial e para tratar dessa disfunção é preciso usar o método Ortopedia Funcional dos Maxilares

Que tipo de problema tem e como poderia ser tratada uma criança com dentes tortos ou encavalados?
Essa criança tem má oclusão dental ou seja, ela tem os dentes fora da posição correta. Se você notar que a criança tem os dentes girados, encavalados, dentes muito para fora da boca, deixando-a ''bicuda", ou muito para dentro da boca, deixando-a com um perfil achatado, dentes de cima que cobrem os de baixo, dentes de cima que não tocam os de baixo, ou dentes superiores que não encaixam direito com os de baixo, procure um especialista pois tudo isso pode ser evitado logo cedo se tratado com aparelhos da Ortopedia Facial ou Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Criança com os dentes tortos que deve ser tratada imediatamente, a partir dos quatro anos de idade. Jamais esperar os treze anos. Isso é informação antiga.
Figura 2. Criança com má oclusão dental.

O que é má-oclusão dental. Tratar imediatamente, a partir dos quatro anos de idade.
Figura 2. Isto é um tipo de má-oclusão dental

 

O Tratamento para má oclusão é o mesmo para a displasia facial?
Sim. Para os dois casos é usada a Ortopedia Facial ou Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Os dentes do meu filho estão entortando, qual é o problema?
Pode estar ocorrendo um estreitamento da maxila, o que chamamos de atresia da maxila. Esse é um problema que, se for muito acentuado, prejudica também a respiração e provoca um estreitamento do nariz por dentro, além de entortar os dentes. Isso também é displasia facial.

folheto02.jpg (5709 bytes)
Figura 3. Esta menina está na fase da dentição mista. Tem dentes permanentes (azul) e dentes de leite (cor de rosa).

Por que acontece a atresia da maxila?
A causa a atresia da maxila pode ter os mais diversos motivos, e o mais comum é por respirar pela boca.

Esse tipo de problema prejudica outras coisas além dos dentes?
Sim. A atresia da maxila também prejudica a respiração, a fala e pode ainda entortar a face. Geralmente o queixo fica para um lado quando olhamos a criança bem de frente.

folheto08.jpg (6735 bytes)             folheto09.jpg (6347 bytes)                O que é displasia facial que dever ser tratada o mais cedo possível, em certos casos a partir dos quatro anos de idade.
Figura 4
Esquerda, criança normal, no centro queixo muito para trás e a direita queixo muito para frente. Esses problemas são chamados displasias faciais e devem ser tratados o mais cedo possível.

folheto07.jpg (10341 bytes)
Figura 5. Queixo para o lado provoca a mordida cruzada posterior e também deixa a face torta.
Atresia da maxila deixa o "céu da boca" muito estreito.

Tenho notado que durante a noite meu filho está sempre com os lábios meio abertos. O que isso significa?
Significa que ele está respirando pela boca, ou seja, está fazendo a respiração bucal, ao contrário de usar a respiração nasal, que é a correta.
Isso acontece quando existe um aumento no tamanho de adenóides, desvio do septo por aumento dos tecidos da mucosa nasal ou mesmo pelo simples hábito.

A respiração bucal pode prejudicar a criança?
Sim. Principalmente na prática de esportes. A criança pode se cançar mais facilmente porque não consegue respirar direito pelo nariz.
Além disso a respiração bucal prejudica o crescimento geral e da face, pois geralmente a maxila fica mais estreita e provoca a chamada mordida cruzada dental.

Meu filho tem alergia. Isso pode acarretar algum problema?
Pode sim. Se a alergia que seu filho tem provoca dificuldades respiratórias, ele pode ter atresia da maxila.

Existem algumas palavras que meu filho não consegue pronunciar corretamente. Isso é normal?
Não. Isso não é normal. Pode-se dizer que as crianças que apresentam problemas na pronúncia de algumas palavras têm problemas de fonação. E esse tipo de problema pode prejudicar a formação e posição correta dos dentes, caso a criança ao falar aperte muito a ponta da língua contra os dentes, o que provocaria o avanço desses dentes para frente.

O simples fato de engolir pode acarretar algum problema nos dentes de uma criança?
Sim. Esse é um problema do modo de agir dos músculos da face quando a criança engole. Ele é chamado de deglutição atípica e o mais comum é colocar a ponta da língua entre os dentes da frente.

Meu filho tem mania de colocar a ponta da língua entre os dentes da frente. Isso pode acarretar algum problema para a formação dos seus dentes?
Sim. Pressionar demais os dentes da frente pode empurrá-los para fora, deixando a criança "bicuda".
Pode também impedir que os dentes de cima encostem nos de baixo. As crianças engolem saliva com muita freqüência de e de noite, chegando a 2.600 vezes. E toda vez que engolem, podem estar empurrando os dentes para uma posição errada.

Chupar dedo ou chupeta prejudica os dentes?
Sim. Pode provocar movimentos nos dentes e ossos que os suportam.

Nós já vimos até aqui vários casos que podem ser tratados com Ortopedia Funcional. Qual a idade mais adequada para fazer esse tipo de tratamento?
Não há uma idade exata para o início do tratamento. O ideal é que seja iniciado e terminado enquanto a criança ainda está em crescimento rápido e grande, até os 13 ou 14 anos. Mas considera-se, de uma forma geral, que deva iniciado em torno dos 6 ou 7 anos de idade. E nos casos mais graves deve ser iniciado o mais cedo possível.

Pode-se fazer tratamento de Ortopedia Facial num adolescente?
Não é possível fazer esse tratamento em adolescentes porque a Ortopedia Funcional só pode ser feita em fase de crescimento grande.
Nesse caso é aconselhável a Ortodontia Fixa.

Hábito de chupar dedo ou chupeta, que pode entortar os dentes e que deve ser tratado o mais cedo possível com Ortopedia Funcional dos Maxilares
Figura 6. Chupar dedo ou chupeta prejudica ossos e dentes.

Qual é a idade ideal para uma criança colocar o aparelho fixo?
Não há uma idade exata para uso do aparelho fixo. O que existe é uma época certa: depois que todos os dentes permanentes já tiverem nascido. Isso pode acontecer entre 12 e 13 anos.

A escolha entre Ortopedia ou Ortodontia é uma questão de preferência para o tratamento de uma criança?
Não, de forma alguma. Cada tratamento tem que ser estabelecido pelo problema que a criança apresenta e pela idade que tem. Não é questão de gostar mais desse ou daquele método.
Dentistas que estudam o assunto decidem qual é o melhor método de tratamento para cada criança. Essa escolha não é de direito nem dos jovens nem mesmo de seus pais.

Mas se eu não quiser fazer o tratamento agora, eu posso deixar para mais tarde?
Não. Deixar o tratamento para mais tarde pode provocar problemas maiores depois. Há casos em que é preciso fazer uma cirurgia ortognática que poderia ser evitada com uso correto de aparelho de Ortopedia na idade certa.

A Ortopedia vai resolver todos os problemas de meu filho?
Pode ser que não. Às vezes o tratamento deve começar primeiro com Ortopedia e depois passar para Ortodontia Fixa. Entretanto, a Ortopedia pode melhor muito a displasia facial e faz com que a Ortodontia seja simplificada.

Então quer dizer que eu posso deixar para fazer o tratamento mais tarde e usar somente a Ortodontia Fixa?
Não. A Ortodontia só irá corrigir a má-oclusão dental. A displasia facial não teria mais solução, a não ser com cirurgia ortognática.

folheto14.jpg (9630 bytes)
Figura 7. Se por acaso você perder algum dente, os outros podem ser movimentar provocando uma má-oclusão dental.

folheto15.jpg (4043 bytes)
Figura 8. Algumas pessoas não têm todos os dentes. Os outros se movimentam e muitos espaços ficam abertos.

Crianças que têm o queixo para trás ou que têm os dentes para a frente podem ter problemas psicológicos?
Sim e com muita freqüência. Por exemplo, um queixo para trás deixa o perfil com o nariz muito para frente. Os americanos chamam essa aparência de "bird face", ou seja cara de passarinho. Nas escolas, as outras crianças apelidam "essas caras" de Fuinha, Pardal, Nariz e outros apelidos. Já as pessoas que têm os dentes muito para frente são chamados de Mônica, Coelho, Dentinho, Beiçola, Boquinha, Limpa-trilhos, Vampiro entre outros apelidos desagradáveis.
Esse tipo de brincadeira deixa as crianças tristes e até com vergonha de sorrir.


A Ortopedia Funcional dos Maxilares é um tratamento que corrige as chamadas displasias faciais e também corrige as posições erradas dos dentes. Para que você entenda melhor, displasia facial quer dizer má formação dos ossos da face.
Esse tratamento deve ser feito logo que crianças apresentem algum prob
lema

Instituto da Face Campinas - Antigo Proface
Prof. Dr. Luiz Teles - Ortodontia Fixa - Ortopedia Funcional dos Maxilares
Disfunção da ATM - Cirurgia Ortognática